quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Por um mundo com menos mimimi e mais magistério! (Feliz dia dos professores)

Eu sou uma idealista (isto muitos já sabem), também sou generalista, pego minha 
experiencia particular e crio hipóteses gerais. Pra não generalizar vou escrever na primeira pessoa do singular.

Eu reclamo muito, pois há muito do que reclamar: Falta de reconhecimento, por parte de todas as partes. Os pais que pensam que são meus patrões, meus "patrões" que esqueceram como é o trabalho com as crianças, as crianças que estão cada vez mais mal educadas, carentes (em todos os sentidos da palavra), o material escasso , a infraestrutura ridícula, o excesso de cobrança, ou a ausência desta. O salário que, comparando à maioria dos trabalhadores do pais , até que é razoável, mas é baixo comparado a engenheiros, advogados médicos, vereadores, deputados, senadores....

Olho para minha prática e penso: Estou de mãos atadas, não posso fazer nada! Então vou me sentar, olhar as crianças brincarem , imprimir uns desenhos (opa não tenho impressora), distribuir o restolho de folha de sulfite e uns cacarecos de giz para um desenho livre. É o máximo que eu posso fazer!

É o máximo que eu posso fazer?

Não pera, acho que eu tenho uns livros que recebemos da secretaria de educação, vou dar uma olhada.

Hum, acho que posso usar essas caixas de papelão. Esses rolinhos de papel dariam belos binóculos. 

Droga, não tenho papel amarelo, não vai dar pra aquela atividade. Mas eu tenho tinta amarela, então bora transformar o papel pardo em colorido.

A minha profissão tem tudo pra ser parda, sem graça, sem cor, mas eu aprendi que a queixa pela queixa não me permite enxergar a tinta que está ao meu redor. 

Por uma prática menos parda e mais colorida, com queixas fundamentadas e direcionadas a quem , de fato pode nos atender.

Por menos mimimi e mais magistério!

Aline Borges.
Mude o mundo mudando primeiro você!
Feliz dia dos professores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário