Olá pessoal, o recurso "chamadinha" na educação infantil não é apenas um item de decoração na sala de aula, mas um excelente instrumento de aprendizagem nos eixos Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
Com a chamada, a criança reconhece sua imagem diferenciado-a da imagem dos colegas, visualiza seu nome, vivenciando situação prática da função do mome próprio, bem como de contagem.
Para os pequeninos de berçários, a chamadinha não precisa ser um momento sistemático na rotina, mas um elemento fixo no espaço onde eles tenham liberdade para manipular e explorar a própria imagem e a dos colegas, fazendo um exercício de identificação e diferenciação, fundamental para o desenvolvimento dos bebês.
Aqui estão algumas sugestões de chamadinhas para nossa inspiração:
Chamadinha com caixas de leite:
Ideal para o berçário (faixa etária de 0-2 anos), as crianças podem brincar de empilhar e derrubar enquanto observa sua imagem e a dos colegas nas caixas.
Créditos: Blog: Quarteto Fantástico Educação Infantil |
Ênfase na imagem:
Para os pequenos de 2 - 3 anos a imagem ainda é fundamental..
Créditos: Blog: Quarteto Fantástico Educação Infantil |
Créditos: Rutinha Artesanato |
Créditos:Criança Arteira |
Créditos: Cantinho Educar |
Para a transição entre com foto e sem foto, uma boa ideia é pedirem para as crianças desenharem no crachá, assim eles identificam seus nomes não mais pela foto, mas pela marca que eles mesmos criaram..
Créditos: Tudo em EVA. |
Depois de observar que os alunos identificam seus nomes sem auxílio de imagens ou símbolos adicionais, é hora de trabalhar apenas com o nome!
Créditos: Professora Juce |
Créditos: Pinterest |
Espero que tenham gostado das sugestões, não esqueçam de curtir a nossa página no facebook!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário